Sobre nós
Sobre a iniciativa Brasilianas
Somos mulheres jovens que se preocupam com a participação de mulheres na política, propondo-se a atuar na formação de lideranças femininas, e na articulação em redes de apoio no Estado de São Paulo.
Nosso objetivo é promover a igualdade de gênero na política transformando a realidade na qual as mulheres estão representadas, impulsionando candidatas que posteriormente devem ocupar cargos nos executivos e legislativos brasileiros. Brasilianas é uma iniciativa que visa desenvolver políticas públicas para mulheres, a partir de pesquisa e prática. Nossa proposta é identificar, planejar e desenvolver projetos na área da saúde da mulher; acesso a direitos; empreendedorismo e renda; e participação política, objetivando a redução da desigualdade social, política e econômica que permeia a realidade das mulheres. Começamos nossas atividades em 2018, após o diagnóstico de que é importante implementar políticas públicas de forma permanente e perene, não apenas a partir da administração pública, mas também no terceiro setor.
Equipe Brasilianas
Agnes Kodama
Graduada em Obstetrícia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP); ativista feminista e do movimento de Humanização do Parto.
Atua em projetos sociais com temas em humanização na saúde e direitos sexuais e reprodutivos.
Flávia Batista
Bacharelanda em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP), pesquisa cultura, orçamento público e gestão cultural. Atua há cinco anos na Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Em 2018 fundou a Iniciativa Brasilianas, a qual é Coordenadora e Gestora do Projeto Mulheres na Política
Tamara Ilinsky Crantschaninov
Gestora de Políticas Públicas (EACH/USP), mestra e doutora em Administração Pública e Governo (EAESP/FGV), com estágio de pesquisa na Erasmus University Rotterdam (2016-2017), tem como foco de atuação a interação entre sociedade civil e Estado em suas diversas formas, principalmente por meio de espaços institucionais de participação democrática. Foi Chefe de Assessoria Técnica do Gabinete do Prefeito de São Paulo (2013-2014) e Assessora Técnica da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (2014-2016). É professora do Curso de Pós-Graduação em Ciência Política da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e Gerente Executiva da QCP Consultoria, Projetos e Editora Ltda.
Thaisa Torres
Gestora de Políticas Públicas (EACH-USP) e ativista no tema mulheres e política. Tem experiência em assessoria legislativa na Câmara Municipal de São Paulo e em projetos de desenvolvimento local e economia solidária no Vale do Ribeira. Trabalhou com elaboração e monitoramento de projetos sociais no terceiro setor e em diversas campanhas políticas nos últimos anos, até fundar a Iniciativa Brasilianas, na qual é coordenadora e gestora do projeto Mulheres na Política.