top of page
  • Foto do escritorBRASILIANAS

Curso Mulheres na Política - Ementa Completa

Atualizado: 3 de jul. de 2019


Clique aqui para baixar em PDF.


Curso de Formação Política para Mulheres


Objetivo: Formar lideranças políticas, introduzir e aprofundar conceitos relacionados à feminismo, atuação política, política brasileira e mulheres na política. Capacitar mulheres para pensarem e atuarem na política de forma local e regional, impulsionando redes suprapartidárias de mulheres na política. Possibilitar uma preparação eleitoral para aquelas que desejarem ser candidatas em 2020.

Proposta metodológica: Três módulos (político, teórico e projeto prático) que são intercalados. Ao final, espera-se que as mulheres participantes do curso estejam aptas a mapearem e articularem atores locais e a atuarem com autonomia em suas trajetórias políticas. O curso ocorre das 19 horas às 22 horas.



Dia 1 - Apresentação do curso e Histórico, Cenário e Perspectivas das Mulheres na Política - 03/05


1ª parte: Apresentação das Brasilianas sobre o processo de definição da agenda trabalhada, contato com parceiras, organização, recrutamento e seleção e planos futuros para a rede feminista na política.

2ª parte: Qual a participação das mulheres na política institucional? A partir do histórico brasileiro até os dias de hoje, será abordada a participação feminina na política, a partir de aspectos quantitativos e qualitativos das candidatas e eleitas, bem como a produção de políticas públicas realizada nos mandatos e governos femininos.


Palestrantes /Convidadas:

Flávia Batista

Gestora de Políticas Públicas, pesquisa cultura, orçamento público e gestão cultural. É assessora na Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Em 2018 fundou a Iniciativa Brasilianas, a qual é Coordenadora e Gestora do Projeto Mulheres na Política

Thaisa Torres Nunes

Gestora de Políticas Públicas e ativista no tema mulheres e política. Tem experiência em assessoria legislativa na Câmara Municipal de São Paulo e em projetos de desenvolvimento local e economia solidária no Vale do Ribeira. Trabalhou com elaboração e monitoramento de projetos sociais no terceiro setor e em diversas campanhas políticas nos últimos anos, até fundar a Iniciativa Brasilianas, na qual é gestora do projeto Mulheres na Política.

Beatriz Sanchez

Doutoranda e mestra em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. É formada em Relações Internacionais pela mesma Universidade. É pesquisadora do Grupo de Estudos de Gênero e Política da Universidade de São Paulo. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre as interações entre os movimentos feministas e o Congresso Nacional brasileiro.

Hannah Maruci

Cientista política, mestra e doutoranda em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Atua como pesquisadora no projeto “Democracia e representação nas Eleições de 2018” da Fundação Getúlio Vargas, que monitora e analisa a atuação das mulheres na política brasileira. É pesquisadora do Grupos de Estudos de Gênero e Política do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (GEPÔ). Suas áreas de pesquisa são: estudos de gênero, participação política feminina, teoria da representação e teoria democrática.


 

Dia 2 - Política e políticas públicas por mulheres que fazem política - 09/05

Como é o cotidiano de uma política? Como foi a trajetória, quais são as possibilidades de atuação? Como é ser uma mulher na política? Convidamos mulheres com atuação na política em diferentes níveis de atuação (municipal, estadual e federal), com experiência em executivo e legislativo.


Palestrantes/Convidadas:


Mediação

Natália Neris

Doutoranda em Direitos Humanos na USP, Mestra em Direito pela FGV, Bacharela em Gestão de Políticas Públicas pela USP. Pesquisadora do Núcleo de Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (NDD/CEBRAP) e do Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para a Inclusão Social da USP (GEPPIS/USP). Atualmente é coordenadora da área Desigualdades e Identidades do InternetLab - Pesquisa em Direito e Tecnologia. É autora do livro "A voz e a palavra do Movimento Negro na Constituinte de 1988" (Letramento/Casa do Direito, 2018).

Janete Pietá

Janete Pietá foi eleita Deputada Federal em 2006 e em 2010 pelo PT São Paulo, foi a única representante mulher entre os 14 eleitos pelo Partido dos Trabalhadores, e a primeira parlamentar negra eleita pelo PT SP para a Câmara dos Deputados. Atuou como vice-líder do PT na Câmara, coordenou a Bancada Feminina e o Núcleo de Parlamentares Negros da Bancada do PT (NUPAN). Atualmente é vereadora na cidade de Guarulhos - SP.

Leci Brandão

É cantora, compositora e umas das mais importantes intérpretes de samba da música popular brasileira. Ao longo de sua carreira, gravou 25 álbuns, entre eles, três compactos e 2 DVDs. Em 2004, tornou-se Conselheira da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, permanecendo nestes postos por dois mandatos (4 anos). Em fevereiro de 2010, filiou-se ao PCdoB e candidatou-se ao cargo de deputada estadual por São Paulo, tendo sido eleita e reeleita em 2014. Como parlamentar, Leci Brandão se dedica, especialmente, à promoção da igualdade racial, ao respeito às tradições de matriz africana e à defesa da cultura popular brasileira. Segunda deputada negra da história da Assembleia Legislativa de São Paulo, Leci também levanta a questão das populações indígenas e quilombolas, da juventude, em especial pobre e negra, das mulheres e do segmento LGBT. Em 2018, foi reeleita para um terceiro mandato como deputada estadual pelo PCdoB. Foi membro da Comissão de Direitos Humanos e vice-presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Casa.


 

Dia 3 - Oficina Prática de Mapeamento de atores, planejamento e articulação local - 16/05


Como atuar politicamente a nível local? Como articular atores em torno de uma ideia? Como mapear o que é importante para a prática política? Diferentes metodologias são apresentadas, como forma de munir as participantes com conhecimento prático.


Palestrantes/Convidadas:


Lauana Simplício

Bacharelanda em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo, desenvolve pesquisas nos temas de Planejamento e Orçamento Públicos e Financiamento de Políticas Públicas. Possui experiência em planejamento e implementação de projetos sociais no 3º setor e é moradora de Guarulhos, onde atua em coletivo feminista e de Educação Popular

Tamara Ilinsky Crantschaninov

Gestora de Políticas Públicas (EACH/USP), mestra e doutora em Administração Pública e Governo (EAESP/FGV), com estágio de pesquisa na Erasmus University Rotterdam (2016-2017), tem como foco de atuação a interação entre sociedade civil e Estado em suas diversas formas, principalmente por meio de espaços institucionais de participação democrática. Foi Chefe de Assessoria Técnica do Gabinete do Prefeito de São Paulo (2013-2014) e Assessora Técnica da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (2014-2016). É professora do Curso de Pós-Graduação em Ciência Política da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e Gerente Executiva da QCP Consultoria, Projetos e Editora Ltda.

 

Dia 4 - Feminismos e Políticas Públicas - 23/05

Qual a importância de políticas feministas para as mulheres? Como entender o feminismo? Quais os tipos de feminismos e como eles se relacionam com políticas públicas?


Palestrantes/Convidadas:

Joice Berth

É formada em Arquitetura pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e, posteriormente, iniciou a especialização em Direito Urbanístico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG).É feminista negra, assessora parlamentar, colunista da Carta Capital e autora do livro “O que é empoderamento?” (Grupo Editorial Letramento, 2018)

Léa Tosold

Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, mestre em Filosofia Política pela Universidade de York (2008) e mestre em Letras, Filosofia e Ciência Política pela Universidade de Viena (2007). Integra o Grupo de Estudos de Gênero e Política (Gepô) e o Grupo Interdisciplinar de Raça e Política (GIRA) do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo. É pesquisadora na Rede de Pesquisa NEXOS: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar/Sudeste da UFABC e membro do Comitê Paulista de Solidariedade à Luta pelo Tapajós (Comtapajós). Os principais focos de sua pesquisa são: epistemologias feministas antirracistas; teoria política, feminismos e antirracismo; interseccionalidade (gênero, raça, classe e sexualidade); políticas de diferença; ações afirmativas; pesquisa implicada e produção de conhecimento; ação coletiva; gênero, territorialidades e violência; movimentos indígenas; estudos de(s)coloniais; práticas sociopolíticas alternativas ao capitalismo.


 

Dia 5 - Novas práticas, novas trajetórias - 30/05

Novos nomes, novas práticas, novos resultados eleitorais. Quais foram as trajetórias das candidatas e eleitas em 2018? O que é possível aprender?


Palestrantes/Convidadas:

Isa Penna

Deputada Estadual em São Paulo pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). É advogada trabalhista, feminista, militante dos direitos LGBT e política. É ativista da Rua - Juventude Anticapitalista e da Frente Povo Sem Medo.

Mariana Janeiro

É feminista negra, mãe, escritora, filósofa e palestrante. Fundadora da Rede VALENTES, que entre outras atividades busca promover a formação feminista e o acolhimento de mulheres vítimas de agressão em Jundiaí e região.

Foi candidata a deputada federal pelo PT em 2018 obtendo 10.852 votos.

Marina Helou

Marina Helou está como Deputada Estadual pela Rede Sustentabilidade. É formada em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV), tem especialização em negócios e sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral/Cambridge University. É Jovem RAPS 2015, Líder RAPS 2016 e Líder Pública RAPS/Lemann. É uma das lideranças apoiadas pelo movimento RenovaBR. Atuou na Bancada Ativista e no Movimento Acredito e em 2017 coordenou a coalizão Nova Democracia. Foi candidata a vereadora em 2016 em São Paulo alcançando 16.212 votos. Resultado que a colocou como a 75ª candidata com mais votos dentre os mais de 1.300 candidatos e candidatas e como a mais bem votada dentro do seu partido tendo. Esse resultado fez com que ela superasse a marca de três dos candidatos que foram eleitos, mas não foi suficiente para elegê-la porque seu partido não atingiu o quociente eleitoral necessário para conseguir ter ao menos um representante. Em 2018, ajudou a fundar o movimento Vote Nelas, que vai trabalhar para eleger mais mulheres para o Legislativo em todo o país.


 

Dia 6 - Oficina Prática de Comunicação Oral, Audiovisual e Escrita - 06/06

Como comunicar, debater, ampliar as redes existentes? Como produzir conteúdo? Pessoalmente e/ou em redes sociais? Esta oficina pretende abordar critérios técnicos e criativos de acordo com o perfil de cada participante.


Palestrantes/Convidadas:

Bia Abramo

Mariana Janeiro


Dia 7 - Sistema político brasileiro, candidatas, cotas e estratégias partidárias -13/06

Como funciona o sistema político brasileiro? Como favorece/prejudica mulheres? Como

as cotas para candidatas operam? Quais são as outras formas de organização para

além da esfera partidária?


Palestrantes/Convidadas:


Marina Merlo

É doutoranda e mestra em Ciência Política pela USP e bacharela em Ciências Sociais pela mesma Universidade. É pesquisadora do Grupo de Estudos de Gênero e Política da USP e do Centro de Política e Economia do Setor Público da FGV. Foi supervisora técnica na Secretaria de Inovação e Tecnologia na Prefeitura de São Paulo (2017-2018) e analista de dados na Folha de S. Paulo (2018-2019). Tem experiência na área de estudos eleitorais, organização partidária e desigualdade de gênero.


Maríllia Dalla Pria - Representante da RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade)

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), dedicou-se ao estudo de Ciências Políticas e Direitos Humanos na Universidade de Regensburg – Alemanha. Atua na Rede de Ação Política Sustentabilidade - RAPS desde 2015, tendo colaborado com as áreas de Desenvolvimento Institucional e Apoio à Ação Política. Atualmente integra a equipe de Cooperação e Parcerias da RAPS.

Michelle Ferreti - Representante do Instituto Alziras


Mestre em Ciências Sociais pelo CPDA/UFRRJ e Administradora pela FGV-SP, tem 15 anos de experiência em temas ligados a direitos humanos e desenvolvimento sustentável, tendo atuado como assessora e consultora para governos, organizações da sociedade civil e empresas como Petrobras e Grupo Votorantim.


 

Dia 8 - Para além de São Paulo e região: a realidade do interior paulista - 27/06

Qual a realidade das câmaras municipais do estado? E das prefeituras? Qual o perfil das mulheres que as ocupam? Como se faz política pública a nível municipal para além

da cidade de São Paulo?


Palestrantes/Convidadas:

Júlia Martin

Jornalista e especializada em Gestão de Políticas Públicas. Foi pré-candidata a prefeita de Taubaté em 2016 pelo PT, posteriormente sendo eleita presidente do partido na cidade. Em 2018 concorreu a deputada federal, obtendo 8.782 votos.

Loreny Caetano

Vereadora de Taubaté pelo Cidadania (antigo PPS).

É Gestora de Políticas Públicas, formada pela Universidade de São Paulo, e possui pós-graduação em Controle da Gestão Pública Municipal pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).


 

Dia 9 - Advocacy e Mobilização Social.

Fechamento e avaliação do curso - 04/07

Como é possível planejar-se para atuar politicamente em sua região e cidade? Como atuar de forma conjunta na defesa de uma pauta? Como organizar a atuação política previamente a organização partidária?


Rita Quadros

É uma importante ativista feminista, com histórico de participação em organizações LGBTQ+ (etc&tal, grupo umas & outras, Liga Brasileira de Lésbicas, Núcleo LGBT/PT). Ajudou a criar a 1ª semana da visibilidade lésbica e participou do processo organizativo das três primeiras paradas do Orgulho LGBTQ+/SP, atuando também na organização de inúmeras Caminhadas de Lésbicas de São Paulo. É cientista social e foi a primeira a ocupar o assento destinado ao segmento Lésbicas e Bissexuais no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM).

Janaína Gomes

Militante pela educação e direitos das mulheres em Guarulhos. Presidiu o Conselho Municipal da Juventude, além de ter participado dos Conselhos Municipais de Políticas Urbanas e Habitação e Conselhos Gestores dos Fundos de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. Presidiu a Associação Babi durante 4 anos. Colaborou na construção de redes da sociedade civil, como a Rede Pimentas e a Frente Feminista municipal. Atualmente coordena o Cursinho Comunitário Pimentas e o curso das Promotoras Legais Populares dos Pimentas, que acontece na Unifesp, campus Guarulhos.


Silvia Virginia Silva de Souza

Advogada, especialista em direito e processo do trabalho, pós graduanda em Direitos Humanos Diversidade e violência pela Universidade Federal do Abc e atualmente assessora de advocacy da Conectas Direitos Humanos.


 


656 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page