top of page
  • Foto do escritorBRASILIANAS

A POLÍTICA DO FUTURO: MULHERES NO PODER! CONFIRA AS PALESTRANTES E OFICINEIRAS DO NOSSO EVENTO!

Atualizado: 18 de jul. de 2019


Dia 20/07 acontecerá o evento a Política do Futuro, Mulheres no Poder! Que tem por objetivo discutir a participação de mulheres nos espaços de poder, com enfoque na representação feminina na política.

O Evento será composto de duas mesas principais que terão atrações concomitantes: As Oficinas práticas para mulheres que querem ser candidatas a qualquer cargo no poder público em 2020 e suas equipes , e mesas de apresentação e debates com personalidades com ampla atuação nas pautas de liderança e protagonismo feminino em diferentes esferas, desde representantes do setor público, privado, terceiro setor, movimentos sociais, e mulheres já em mandato no executivo ou legislativo Paulista.

Para participar das oficinas práticas é necessário fazer a inscrição neste link: (https://forms.gle/py86FSUonJHXaZBu8) - caso não tenha realizado a inscrição, a interessada na oficina deverá esperar por 15 minutos, e caso haja disponibilidade na sala, poderá acompanhar a oficina. (Vagas limitadas)


Segue abaixo as as fotos e descrição do trabalho desenvolvido por estas mulheres nas temáticas apresentadas:


OFICINAS


12H - CAMPANHAS ELEITORAIS E REGRAS JURÍDICAS

Paula Bernardelli

Advogada atuante na área de Direito Eleitoral e Político. Graduada em Direito com habilitação em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP). Membro da Comissão Permanente de Estudos em Direito Político e Eleitoral do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). Membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-SP.



Leticia Maesta

Advogada atuante em direito eleitoral e político. Graduada em Direito pela Universidade São Judas. Pós-graduanda em Direito Eleitoral pela PUC-MG.










12h30 - CAMPANHA POLÍTICA NAS REDES SOCIAIS

Juliana Fratini


Cientista política especialista em comunicação eleitoral. 












14h - COMO FUNCIONA O ORÇAMENTO MUNICIPAL?

Maria Laura Gomes


Graduada em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo. Analista de Dados, Estudos e Pesquisas do movimento Todos Pela Educação. Pesquisadora Júnior do Centro de Estudos da Metrópole. Membro do grupo de estudos Econoeduc.







14h - COMEÇANDO UMA CAMPANHA

Rafaela Mendes

Bacharel em Relações Internacionais pela PUC-SP e pós-graduanda em Gestão de Inovação Social pelo Instituto Amani. Coordenou e executou os cursos de formação política do Centro de Estudos da RAPS - Rede de Ação Política pela Sustentabilidade, em especial, as edições 2017 e 2018 do Curso Campanhas Eleitorais, em parceria com o Professor Steve Jarding da Harvard Kennedy School.





MESAS


13h - A Sociedade do Futuro: Mulheres no Poder

Érica Meireles de Oliveira

Cofundadora e Cordenação Nacional da ABJD - Associação Brasileira de Juristas pela Democracia Cofundadora e Presidenta da ANSDEP - Associação Nacional de Servidoras e Servidores das Defensorias Públicas. Servidora da Defensoria Pública. Cofundadora e integrante do Setorial Jurídico do PSOL SP Representante no Colégio de Entidades do CONDEPE. Integrante da DeFEMde - Rede Feminista de Juristas Foi integrante da gestão do Centro Acadêmico XI de Agosto - Faculdade de Direito da USP e diretora política no DCE - UNIFESP ( Diretório Central do Estudantes) Militante em direitos humanos.

Mafoane Odara

Mafoane Odara, psicóloga e mestre em Psicologia do Departamento de Psicologia Social da Universidade de São Paulo. Gerente do Instituto Avon e lidera as iniciativas de enfrentamento às violências contra as mulheres e meninas. Integra a Rede pela Diversidade da Avon, o Conselho de Administração do Fundo Brasil de Direitos Humanos, a Rede de Líderes Políticos da RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) e o Movimento Agora!. Pesquisadora e especialista nas áreas de direitos humanos. Tem se dedicado ao apoio e aprimoramento de iniciativas sociais e políticas públicas relacionadas ao enfrentamento das violências de gênero e das desigualdades, a consolidação de programas empresariais de diversidade e direitos humanos e ao fortalecimento das mulheres na política institucional.

Rute Alonso

Feminista, lésbica, advogada, co-coordenadora das Promotoras Legais Populares de São Paulo, Vice-presidenta da União de Mulheres do município de São Paulo, coordenadora de um Centro de Defesa e Convivência de Mulheres de São Paulo, Conselheira do Conselho Consultivo da Ouvidoria da Defensoria Pública de São Paulo (2015-2016/2017-2018), Conselheira do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual de São Paulo (2013-2014/2014-2015)



14h - Políticas Públicas para igualdade de gênero: Educação, mercado de trabalho e segurança.

Arlene Ricoldi

Socióloga, doutora em sociologia pela USP; foi pesquisadora pela Fundação Carlos Chagas, co-coordenadora do GT População e Gênero da Abep (Associação Brasileira de Estudos de População) e presidenta da União de Mulheres de São Paulo; Atualmente, é professora da UFABC e coordenadora da Programa de Pós Graduação em Ciências Humanas e Sociais. Temas de pesquisa incluem Gênero, Feminismo, movimentos de mulheres/ feministas divisão sexual do trabalho, articulação família e trabalho, direitos humanos das mulheres.

Deloise Jesus - Delô

Foi supervisora do curso de Educação e Direitos Humanos do Núcleo de Extensão da Universidade Federal do ABC (2012-2013); Analista da Ativa Consultoria e Politicas Publicas para a Incubadora de Economia Solidária do municipio de Osasco (2013-2014); Assessora do gabinete da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão e Diretora/Coordenadora da secretaria de Gestão da Prefeitura Municipal de São Paulo ( 2014-2017); Coordenadora de Projetos no Instituto Natura na Frente de educação integral em tempo integral. (2017-2018) e é atualmente coordenadora de projetos do Programa Formar da Fundação Lemann, que apoia o fortalecimento de redes de educação pública para a garantia dos direitos de aprendizagem dos estudantes em 25 territórios do país. 

Nathália Oliveira

´Socióloga. Atua com política de drogas e direitos humanos a 8 anos. Atualmente é coordenadora da Iniciativa Negra por uma Nova Política Sobre Drogas e preside o Conselho Municipal de Políticas de Drogas e Álcool da cidade de São Paulo.









15h - Elas no Poder: Trajetórias e experiências

Adriana Vasconcellos

Foi candidata ao cargo de deputada federal pelo PSOL, nasceu em São Paulo. Mulher negra mais votada para ser vereadora pelo PSOL em São Paulo nas eleições de 2016. Professora de geografia e história há 23 anos na rede municipal de ensino em São Paulo, mestranda em educação pela PUC-SP e assessora parlamentar na Câmara Municipal de São Paulo. Militante de grupos do movimento negro, busca a promoção da história e cultura afro-brasileira, na luta pelos direitos das mulheres, e no fim do extermínio da juventude negra.

Ana Lídia

Ana Lídia é mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo. Como professora da Rede Estadual de Ensino na Zona Sul da Capital Paulista, é militante de base da Apeoesp e atualmente faz doutorado em Sociologia na Universidade de São Paulo. Filiada no PT desde 2008, tem como foco de sua militância as lutas da juventude trabalhadora, da defesa da educação pública, gratuita e de qualidade e do feminismo como ferramenta de transformação da nossa sociedade. Atua em movimentos de mulheres em situação de prostituição no Parque da Luz e compõe o diretório estadual do PT em São Paulo. Foi Candidata a deputada estadual em 2018.

Cidinha Raiz

Foi candidata ao Senado em 2018 pelo MDB, e foi candidata a Deputada Estadual de São Paulo em 2014. Atualmente, ocupa o posto de Presidente do MDB Afro de São Paulo. Profissionalmente, é formada em Psicologia e é pós-graduada em História da África e do negro no Brasil. Além de promover o movimento negro (inclusive sendo consultora das Comissões de Igualdade Racial –e da Coordenadoria de Ação Social da OAB-SP), participa de ações sobre gênero e foi membro de comissões em movimentos sindicais.


Daniela Santos Brito


É formada em Pedagogia e Pós-graduada em Gestão de políticas Sociais pela FMU/SP. É a atual prefeita de Monteiro Lobato, no Vale do Paraíba (SP), sendo reeleita em 2016. O município tem uma população estimada de 4.608 habitantes (IBGE, 2018) e é conhecida por seu turismo histórico e cultural.


Isa Penna

É Deputada Estadual pelo PSOL. É advogada trabalhista, feminista, militante dos direitos LGBT e política brasileira, eleita à Assembleia Legislativa de São Paulo pelo Partido Socialismo e Liberdade em 2018. É ativista da Rua - Juventude Anticapitalista e da Frente Povo Sem Medo.







16h - A Brasilianas e o Projeto Mulheres na Política


Flávia Batista

Bacharelanda em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP), pesquisa cultura, orçamento público e gestão cultural. Atua há cinco anos na Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Em 2018 fundou a Iniciativa Brasilianas, a qual é Coordenadora e Gestora do Projeto Mulheres na Política.




Tamara Ilinsky Crantschaninov

Gestora de Políticas Públicas (EACH/USP), mestra e doutora em Administração Pública  e Governo (EAESP/FGV), com estágio de pesquisa na Erasmus University Rotterdam (2016-2017), tem como foco de atuação a interação entre sociedade civil e Estado em suas diversas formas, principalmente por meio de espaços institucionais de participação democrática. Foi Chefe de Assessoria Técnica do Gabinete do Prefeito de São Paulo (2013-2014) e Assessora Técnica da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (2014-2016). É professora do Curso de Pós-Graduação em Ciência Política da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e  Gerente Executiva da QCP Consultoria, Projetos e Editora Ltda. E Coordenadora e Gestora do Projeto Mulheres na Política.

Thaisa Torres


Gestora de Políticas Públicas (EACH-USP) e ativista no tema mulheres e política. Tem experiência em assessoria legislativa na Câmara Municipal de São Paulo e em projetos de desenvolvimento local e economia solidária no Vale do Ribeira. Trabalhou com elaboração e monitoramento de projetos sociais no terceiro setor e em diversas campanhas políticas nos últimos anos, até fundar a Iniciativa Brasilianas, na qual é coordenadora e gestora do projeto Mulheres na Política.


Esperamos todas e todos vocês no evento!

Estamos a 3 dias do final do nosso financiamento coletivo e precisamos da sua ajuda! Ele é na modalidade valendo tudo ou nada, o que significa que se a meta não for atingida, valor algum será recebido. DOE ATÉ DOMINGO E AJUDE A BRASILIANAS A CHEGAR EM MAIS MULHERES E MAIS CANDIDATURAS!



CLIQUE AQUI E DOE PARA A INICIATIVA BRASILIANAS!




APOIO:


276 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page