top of page
  • Foto do escritorBRASILIANAS

Cinedebate com "Virando a Mesa do Poder" este domingo, confira!

"Virando a Mesa do Poder” não é apenas um documentário, é uma cartilha de mobilização política


Fonte: Facebook da Virada Política, 2019


Imagina transformar a política de baixo pra cima, apoiando candidaturas de mulheres, trabalhadores, negras e negros, jovens, vindas de fora do sistema político tradicional? Uma organização da sociedade civil que se disponha a recrutar, investir, formar, apoiar, articular e assessorar candidaturas?

Além da jornada inspiradora de quatro candidatas, Alexandria Ocasio-Cortez, Amy Vilela, Cori Bush e Paula Jean Swearengin, que nos dá esperança sobre o futuro da política, o documentário* dirigido por Rachel Lears (Netflix, 2019) percorre outros temas, ao acompanhar a corrida de estreantes para o legislativo dos Estados Unidos: o sistema eleitoral americano, com forte disputa partidária (ou até a ausência de disputa, dada a correlação das forças desproporcional); o financiamento eleitoral; o vazio de pautas dos congressistas no poder; a disparidade entre o perfil dos representantes e representados (eleitores).

Ao buscar entrevistas da diretora do filme, ela comenta a vontade de costurar historias pessoais a historias políticas, já que o pessoal é político. Mas tinha mais. Afinal, como Rachel escolheu filmar as quatro candidatas? Porque estas candidatas? Quem são os grupos que aparecem brevemente no documentário, recrutando e conversando com as candidatas?

O documentário mostra o trabalho de duas organizações, Brand New Congress e Justice Democrats. É neste momento onde o incrível documentário extrapola a arte e vira proposição política. Está tudo ali, um método de mobilização política possível de ser replicado, ainda que de desafiadora aplicação. O documentário nos mostra que é possível desafiar quem detêm o poder.

O documentário deveria ser assistido por todos que trabalham com política, sejam políticos com mandatos, pessoas que desejam ser candidatas, pessoas preocupadas com a renovação política.


Fonte: Facebook Brand New Congress, 2017


O Brand New Congress é uma instituição que surgiu em 2016, dedicada a recrutar políticos de fora do sistema (outsiders) para concorrer em 2018, trabalhando com democratas, republicanos, independentes. Em 2017, com atuação semelhante ao Brand New Congress, porém internamente ao Partido Democrata, surgiu o Justice Democrats, organização que objetiva renovar os Democratas. As candidatas enfocadas no filme pertencem a mulheres que foram recrutadas por ambas instituições, que trabalharam em conjunto nas eleições de 2018.


Neste domingo, na cidade de São Paulo, ocorre a Virada Política, evento anual independente que este ano tem o tema "A democracia é uma delícia! Mas é preciso reinventar, dialogar, descomplicar, aproximar, incluir", entre 10 e 19 horas, no centro.


É uma oportunidade de conhecer nosso trabalho, das Brasilianas, que se propõe a atuar de forma similar as organizações apresentadas no documentário, com a abrangência estadual, e outros movimentos, como o Vote Nelas, que em 2018 realizou uma campanha nacional por mais mulheres na política.


Convidamos para o evento a Mariana Janeiro, especialista em Filosofia e Semiótica, foi candidata a Deputada Federal por São Paulo e obteve mais de 10.800 votos em sua primeira candidatura. Líder feminista na região de Jundiaí (SP), fundadora da Rede Valentes (2019).

Atualmente com 27 anos é dirigente partidária no PT de Jundiaí e ministra palestras e oficinas em todo o estado de São Paulo sobre os direitos das mulheres, diálogos antirracistas e sobre a participação de mulheres na política institucional.


Pela Brasilianas, compõe a mesa Thaisa Torres, 28 anos, feminista, ativista social e organizadora política, que trabalha com gestão pública, projetos sociais e campanhas eleitorais. Em 2018 fundou a Iniciativa Brasilianas, na qual é diretora e gestora do Projeto Mulheres na Política. Pelo Vote Nelas irá a Maísa Diniz, Mestre em Administração Pública pela FGV, produtora da Virada Política e co-fundadora do Vote Nelas.


Você pode conferir a programação completa do evento na página do evento, tem muita coisa boa! Venha conversar sobre a participação política feminina, campanhas de mulheres em 2020, e sobre as próximas etapas do nosso projeto Mulheres na Política, que em breve iniciará a organização da Rede Estadual Mulheres na Política.


*O documentário está disponível na plataforma Netflix, sob licença que permite reprodução para fins pedagógicos e não lucrativos



Serviço O que: Cinedebate do documentário “Virando a Mesa do Poder”, na Virada Política

Com quem: Thaisa Torres (Iniciativa Brasilianas), Mariana Janeiro e Maísa Diniz (Vote Nelas)

Onde: Galeria Olido, Av. São João, 473, São Paulo

Quando: 30/06, domingo, 12:30

Quanto: Gratuito

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page